domingo, 6 de dezembro de 2015

IV Encontro aberto de formação de gênero: Mulheres na Comuna



“De repente, vi minha mãe perto de mim e eu senti uma terrível ansiedade, inquieta, tinha chegado, e todas as mulheres estavam lá. Interpondo-se entre nós e os militares, as mulheres lançaram-se sobre os canhões e metralhadoras, os soldados permaneceram imóveis. A revolução estava feita”.
Louise Michel

 Em 1871, a Comuna de Paris, primeira revolução proletária da história moderna, não seria possível sem a presença das mulheres. Elas, que eram trabalhadoras, mulheres de bairros pobres, professoras, prostitutas etc. Elas, que deram seu sangue no cuidado dos feridos, seu suor na construção das barricadas e suas vidas nas frentes de batalha. Elas que lutavam não apenas contra a burguesia, mas também pela igualdade entre homens e mulheres. Elas, marxistas, anarquistas e internacionalistas. Elas: Elizabeth Dmitrieff, André Léo, Beatriz Excoffon, Sophie Poirier, Anna Jaclard, Marie-Catherine Rigissart, Nathalie Lemel, Aline Jacquier, Marcelle Tinayre, Otavine Tardif, Blanche Lefebvre, e muitas outras. Elas que, no pós guerra, eram mais de 1000 revolucionárias a serem julgadas. Nossas irmãzinhas. São “Elas” o tema de nossa próxima reunião de formação, a quarta e última desse ano, cuja temática fora “Historia dos feminismos e organizações de mulheres”

Mulheres, e aquelxs que compartilham da opressão ao gênero feminino, compareçam! Vamos entender nosso histórico de luta e nos empoderar!


Coletivo de Gênero Violeta Parra
Formação Aberta sobre Mulheres na Comuna
12 de dezembro de 2015 (Sábado) – 15h
R. Silveira Martins, 131, ap. 11 (Espaço Cultural Mané Garrincha)
Metro Sé – Saída Poupatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário