quarta-feira, 6 de abril de 2016

V Encontro aberto de formação de gênero: Gênero e Classe



“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”

(Simone de Beauvoir)


Dando sequência a nossos encontros, e iniciando 2016, convidamos as companheiras para a nossa primeira formação aberta do ano com o tema “Gênero e Classe”. Esse tema é fundamental para uma compreensão da emancipação de gênero atrelada à luta de classes. A revolução não se concretizará sem que as pautas das mulheres sejam postas, da mesma forma, tampouco as mulheres avançarão sem que seja pensada a luta da classe trabalhadora.            A história [burguesa] nos virou as costas e hoje, na atualidade, nos apropriamos dela com punhos, dentes e sangue. Não recuaremos! Avançaremos como gênero e classe que nega sua opressão e nos empoderaremos da história e da luta!
          Esperamos as companheiras que puderem comparecer e somar a nós nessa empreitada. Através do debate nos fortalecemos para a luta cotidiana.



CISNE, Mirla. Introdução e Classe, tuta de classes e formação da consciência no capitalismo. In: Feminismo e consciência de classe no Brasil. São Paulo: Cortez, 2014.

http://www.mediafire.com/view/4wyhod8ntbtgp6p/Cap_1_-_livro_Mirla.pdf



Leituras complementares:

Um estudo histórico das relações de gênero e classe - Vanessa Cristina S. Matos
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.uniesp.edu.br/revista/revista7/pdf/6_um_estudo_historico.pdf&gws_rd=cr&ei=vPUEV_3mN8eYwQTS0ayIBA

Feminismo e luta de classe: história, movimento e desafios teórico-políticos do feminismo na contemporaneidade - Telma Gurgel
http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1277667680_ARQUIVO_Feminismoelutadeclasse.pdf


Será no Espaço Cultural Mané Garrincha
Rua Silveira Martins, 131, sala 11 (Saída pelo Poupatempo)
Dia 09 de abril de 2016 (Sábado)
Às 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário