segunda-feira, 1 de junho de 2015

II Encontro aberto de formação de gênero – Coletivo Violeta Parra

Companheiras,

O primeiro encontro de formação de gênero foi muito rico para todas nós. Pudemos ter uma noção maior do surgimento do feminismo ao redor do mundo e entender como as mulheres foram fundamentais na Revolução Russa. Como base teórica, usamos o livro Mulher, Estado e Revolução de Wendy Goldman, que retrata as grandes experiências da libertação da mulher e do amor livre na URSS depois da Revolução e por que começou a entrar em conflito quando se instaurou a burocracia stalinista. Nossos debates e trocas de ideias só nos fortaleceram e nos deram mais vontade de continuar a entender um pouco mais sobre a história das mulheres na militância e como isso nos serve de espelho até hoje.
Conseguimos perceber que é somente através da junção de nossas forças que conseguiremos lutar por uma sociedade mais igualitária entre mulheres e homens e pelo fim do machismo e da opressão que sofremos. Por isso, convidamos vocês para nosso segundo encontro de formação de gênero que ocorrerá dia 20/06, às 15h, no Espaço Cultural Mané Garrincha.
Nesse encontro, abordaremos um pouco mais sobre a história do feminismo com base no texto O Encontro Marxismo – Feminismo no Brasil, de Maria Lygia Quartim de Moraes e comentaremos um pouco sobre a revista feminista Mulherio, que gerada na década de 80, foi importante para a formação de gênero das mulheres na época.

Esperamos vocês!

Há braços!

Segue links para o texto sobre o Feminismo no Brasil e no link abaixo pode ser encontrada as revistas que também servirão como base.



https://www.dropbox.com/s/2retd0sinom5ent/Digitaliza%C3%A7%C3%A3o_2015_05_08_08_22_38_137.pdf?dl=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário