quarta-feira, 2 de setembro de 2015

III Encontro aberto de formação de gênero: MULHERES ZAPATISTAS (Somente para lutadoras)


"Quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede"
(Autor desconhecido)
A frase que inicia esse convite é muito significativa para o tema de nossa formação de setembro. Após estudarmos e debatermos sobre a história do feminismo no âmbito internacional e nacional, agora nos voltamos para as especificidades da América Latina.
Estudar o histórico de luta dessas mulheres que nunca recuaram e se mantiveram, e se mantêm, firmes e fortes, ombro a ombro com seus companheiros, é compreender suas conquistas ao longo de sua trajetória no Exército Zapatista, tanto no movimento indígena como no feminismo. Estas, que hoje, tanto quanto os homens, pegam em armas e assumem papeis políticos de relevância no movimento, um papel que não existe para as mulheres em boa parte do movimento indígena, contrariando em muito o papel imposto às mulheres.
Pensando nisso, convidamos a todas as companheiras para essa nossa formação. Encaminhamos o link do texto base para essa nossa conversa, no qual focaremos no capítulo: “MULHERES INDÍGENAS ZAPATISTAS E A PERSPECTIVA DE UM FEMINISMO INDÍGENA”, o que não impede que sejam trazidas outras contribuições para enriquecer o debate.

Dia 12/09 às 15h30min
No Espaço Cultural Mané Garrincha
Rua Silveira Martins, 131, sala 11, Sé (Saída pelo Poupatempo)

Links para os textos estudados nas formações anteriores:

http://coletivodegenerovioletaparra.blogspot.com.br/2015/04/formacao-historia-dos-feminismos-e.html

http://coletivodegenerovioletaparra.blogspot.com.br/2015/06/ii-encontro-aberto-de-formacao-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário